Primeiros votos condenam núcleo financeiro do mensalão

Primeiros votos condenam núcleo financeiro do mensalão Nesta quarta-feira (5), 19º dia de julgamento do processo do mensalão, os ministros do Supremo Tribunal Federal votaram o item 5 da denúncia que trata do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira.

A maioria votou pela condenação de dois ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabelo e José Roberto Salgado, e de Vinícius Saramani, atual vice-presidente da instituição. Os ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, entenderam que eles são culpados de gestão fraudulenta no comando do banco.

A ex-dirigente da instituição Ayanna Tenório, que também é denunciada por gestão fraudulenta pela Procuradoria Geral da República (PGR), foi considerada inocente pela maior parte dos ministros por não haver provas suficientes que comprovassem sua efetiva participação no esquema.

A pena por gestão fraudulenta contra o sistema financeiro pode variar de 3 a 12 anos de prisão. O julgamento será retomado nesta quinta (6) para continuação dos votos. Acompanhe na reportagem.