O Ministério Público Federal (MPF) determinou, nesta segunda-feira (9), a abertura de notícia de fato criminal para apurar a eventual omissão do alto-comando da Polícia Militar do Distrito Federal que possibilitou ou facilitou a invasão e depredação das sedes dos três Poderes em Brasília. A investigação de ofício pede que sejam apuradas as condutas do comandante da corporação, Coronel Fábio Augusto Vieira, e demais autoridades envolvidas.
O coordenador de controle externo da atividade policial, procurador da República Peterson da Paula, pontuou que “conforme amplamente divulgado pelos meios de comunicação, conquanto tivesse conhecimento prévio da organização desses atos e do número de manifestastes deslocados à Capital Federal provenientes de vários estados da federação, o Comando-Geral da Polícia Militar do DF deixou de adotar as medidas necessárias à manutenção da ordem e à segurança do patrimônio público possibilitando a invasão e destruição das sedes dos três poderes”.
O procedimento será distribuído ainda nesta segunda-feira (9) por meio de sorteio eletrônico para um dos ofícios de atuação temática da procuradoria.
Com informações da Procuradoria da República no Distrito Federal