Novo presidente promete renascimento da Fundação Palmares

A Fundação Cultural Palmares (FCP) do Ministério da Cultura empossou, nesta quinta-feira (27), o novo presidente da entidade, João Jorge Rodrigues, produtor cultural e militante do movimento negro no Brasil, nomeado em 21 de março. 

A data da posse foi escolhida por ser o Dia da Liberdade (Freedom Day) na África do Sul, instituído em 1994, quando ocorreram as eleições democráticas na nação sul-africana, marcando o fim de mais de 300 anos de colonialismo e segregação racial (apartheid), naquele país. 

A solenidade, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, contou com a presença de mães de santo de religiões de raízes africanas, Mãe Leila (Mestre Auaracyara) da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD-DF) e Casa Luiz de Yorimá e  Mãe Baiana, entre outras;indígenas, autoridades, familiares e representantes de blocos afro que dançaram e cantaram celebrando um novo tempo.

Na cerimônia, o líder indígena brasileiro Marcos Terena,  destacou a força do nome da fundação, e afirmou que o Ministério da Cultura contribui, efetivamente, para o resgate da ancestralidade e da identidade cultural. “É a riqueza dos novos valores que só Ministério da Cultura vai conseguir produzir, com força, com emoção e com o coração, como nesta manhã.” Confira na reportagem.