No caminho dos Inconfidentes – Um poema para Bárbara Eliodora

A desembargadora federal Monica Sifuentes aprofundou-se na história do Brasil e de Portugal para, com base em pesquisa, fazer um intenso trabalho criativo para narrar o instigante romance historico Um Poema para Bárbara.

O livro conta a vida da poeta Bárbara Eliodora, casada com o também poeta e inconfidente Alvarenga Peixoto, acusado de crime de lesa-majestade (traição contra o soberano e/ou a coroa) na inconfidência mineira.

Inspirados nos movimentos mundiais de liberdade e igualdade que eclodiam na mesma época pelo mundo, um grupo de jovens revolucionários, liderados por Tiradentes revoltou-se com a cobrança do quinto – o imposto do ouro destinado a Portugal.

Nossa reportagem seguiu o caminho dos Inconfidentes para contar esta história de amor entre Bárbara Eliodora e Alvarenga Peixoto.

O sentimento de revolta pela cobrança do quinto nasceu no campo das vertentes. A antiga província de Rio das Mortes e atual São João Del Rey. Cidade que foi o berço de Tiradentes e de Barbara Eliodora uma das heroínas da Inconfidência. A história de amor entre Bárbara e Alvarenga Peixoto, foi resgatada no Romance histórico “Um poema para Bárbara, da desembargadora federal, Mônica Sifuentes. São João Del Rei é para lá que nós vamos.