Scuderie LeCocq – bandido bom é bandido morto

Desde 1991, o delegado de polícia Francisco Badenes Júnior tem investigado a Scuderie LeCocq, um grupo paramilitar com ligações com o crime organizado e com membros do alto escalão da polícia e da política no Espirito Santo, defensora do lema de que “bandido bom é bandido morto.”

Ameaçado de morte o delegado que em 2006 se encontrava sobre o Programa Nacional de Proteção ás Vitímas e Testemunhas do Governo Federal. Ele concedeu uma entrevista exclusiva para o Programa Via Legal, para relembrarmos esta história de terror e medo que ainda hoje envergonha o País.

Em duas reportagens mostramos como funcionava a Scuderie LeCocq, uma organização fundada por policiais em pleno Regime Militar e que atuava como um Esquadrão da Morte. Os policiais de Scuderie defendiam o lema de que “bandido bom é bandido morto”. Em 2004 a organização foi extinta por decisão da Justiça Federal.

As duas reportagens foram exibidas na TV Justiça e e na TV Cultura e a equipe recebeu os Prêmios:

Menção Honrosa na categoria Documentário/Especial de TV, no XXVIII Prêmio Nacional Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos pela Reportagem “Scuderie Le Cocq I e II”

Segunda colocação no XXIII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e a OAB do Rio Grande do Sul. – Reportagem “Scuderie Le Cocq I e II”